Engenharia

O que Ai?? este curso e como ele Ai?? desenvolvido:

O curso de Engenharia MecA?nica busca formar um profissional prA?-ativo,Ai?? comAi?? capacidadeAi?? deAi?? relacionamentoAi?? interpessoal,Ai?? deAi?? comunicaAi??A?oAi?? eAi?? de adequar-se Ai??s mudanAi??as sociais e tecnolA?gicas. The incredible family bonding and such rich shared experiences through the travel has been a priceless blessing professional essay writer beyond words. No decorrer do curso, as diferentes atividadesAi?? acadA?micasAi?? enfatizamAi?? aAi?? formaAi??A?oAi?? empreendedora,Ai?? atendendoAi?? as recentes demandas de mercado. Com uma sA?lida formaAi??A?o em ciA?ncias bA?sicas (MatemA?tica e FAi??sica) ao longo dos doisAi?? primeirosAi?? anos,Ai?? visaAi?? desenvolverAi?? noAi?? alunoAi?? aAi?? capacidadeAi?? deAi?? umAi?? raciocAi??nio sistA?mico e analAi??tico na soluAi??A?o de problemas complexos, permeada com uma formaAi??A?o humanAi??stica que o permitirA? desenvolver uma visA?o holAi??stica e integral da sociedade e da tecnologia. Somado Ai??s disciplinas teA?ricas e Ai??s atividades prA?ticas (laboratA?rios, projetos, etc) contempladasAi?? noAi?? currAi??culoAi?? escolar,Ai?? oAi?? alunoAi?? deverA?,Ai?? aoAi?? longoAi?? deAi?? suaAi?? formaAi??A?o escolar, realizar 180 horas de atividades complementares, 360 horas de estA?gio e, ainda,Ai?? desenvolverAi?? oAi?? TrabalhoAi?? deAi?? ConclusA?oAi?? deAi?? Curso,Ai?? ondeAi?? demonstreAi?? sua capacidade de relacionar conhecimentos e buscar soluAi??Ai??es nas A?reas de atuaAi??A?o que teve ao longo do curso.

Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

  • Planejamento, desenvolvimento, controle e otimizaAi??A?o de processos;
  • Desenvolvimento e especificaAi??A?o de produtos;
  • Controle de qualidade;
  • ManutenAi??A?o de mA?quinas e equipamentos;
  • Arranjo fAi??sico de equipamentos;
  • AnA?lise e elaboraAi??A?o de projetos industriais;
  • OtimizaAi??A?o do ambiente organizacional;
  • Fornecer pareceres e realizar auditorias.

Coordenador

DuraAi??A?o do curso:

05 anos

Regime:

Semestral

Diploma:

ENGENHEIRO MECAi??NICO

Reconhecimento do Curso (MEC):

Aprovado o funcionamento pela ResoluAi??A?o nA? 98/06 ai??i?? COEPP, de 30/11/06. Reconhecimento protocolado.

Disciplinas

ConheAi??a as disciplinas do curso.

LaboratA?rios

ConheAi??a os laboratA?rios do curso.

Sistema de AvaliaAi??A?o

A aprovaAi??A?o nas disciplinas dos cursos de graduaAi??A?o dar-se-A? por Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis) proveniente de avaliaAi??Ai??es realizadas ao longo do semestre letivo previstas no Plano de Ensino e frequA?ncia nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ou participaAi??A?o nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). A aprovaAi??A?o em EstA?gio Curricular ObrigatA?rio, Trabalho de ConclusA?o de Curso e Atividades Complementares seguirA?o regulamentos especAi??ficos.

Atividades Complementares

Tem por finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formaAi??A?o social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitA?rio, de assistA?ncia acadA?mica, de iniciaAi??A?o cientAi??fica e tecnolA?gica, esportivas e culturais, alAi??m de intercA?mbios com instituiAi??Ai??es congA?neres.

EstA?gio Curricular ObrigatA?rio

O EstA?gio Curricular ObrigatA?rio Ai?? uma disciplina obrigatA?ria dos Cursos Superiores de GraduaAi??A?o e tem por finalidade a complementaAi??A?o do ensino e da aprendizagem, adaptando psicolA?gica e social do estudante Ai?? sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorAi??A?o pelo mercado de trabalho e orientaAi??A?o do estudante na escolha de sua especializaAi??A?o profissional.

Trabalho de ConclusA?o de Curso

O Trabalho de ConclusA?o de Curso (TCC) Ai?? uma atividade obrigatA?ria, constituAi??da por disciplinas/unidades curriculares dos currAi??culos dos cursos de GraduaAi??A?o da UTFPR e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicaAi??A?o dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execuAi??A?o de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas A?reas de formaAi??A?o; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resoluAi??A?o de problemas; estimular o espAi??rito empreendedor, por meio da execuAi??A?o de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensA?o universitA?ria, por intermAi??dio da resoluAi??A?o de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construAi??A?o do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovaAi??A?o tecnolA?gica; estimular o espAi??rito crAi??tico e reflexivo no meio social onde estA? inserido, e estimular a formaAi??A?o continuada.

.